Cuidados com os alimentos em geral. Escolha alimentos de procedência conhecida e, se possível, orgânicos. Alimentos perecíveis, como frutas e legumes, devem ser da época. Além de terem um custo menor, também são mais saudáveis.
Entre as folhagens, existem as que estragam mais rapidamente, como a rúcula, e devem ser consumidas primeiro, evitando que amarelem e vão para o lixo. Para não haver desperdício com a escolha dos alimentos, prepare sopas com as verduras que não forem consumidas logo.
Salmonella:
– Evite a salmonella com 14 incríveis dicas;
As hortaliças devem ser guardadas inteiras e nunca cortadas em pedaços ou descasca das. Conserveas em sacos plásticos na parte baixa da geladeira. Alguns legumes vêm com folhas que, normalmente, são jogadas fora. Arranque-as somente no momento em que for consumir esses alimentos, porque elas ajudam na conservação. Não esqueça: use-as para preparar refogados.
Armazene as frutas em lugares frescos para não amadurecerem rapidamente. Só devem ser lavadas quando forem guardadas na geladeira. Após a lavagem, elas tendem a estragar mais facilmente. Evite alimentos com gordura saturada alta.
Após abrir qualquer embalagem de alimento, acondicione o conteúdo num recipiente que tenha vedação perfeita. Coloque uma etiqueta com o nome do produto e sua data de validade. Se perceber que determinado alimento está com a validade próxima de vencer, o melhor é cozinhar todo o pacote e congelar em porções de acordo com o consumo.