O diabete é uma doença que vem da falta ou da má absorção de insulina. A insulina é um hormônio, responsável de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) no sangue, tornando -as em energia para o funcionamento do organismo.
Esse tipo de doença causa um aumento da glicemia, ou seja o organismo não fabrica a insulina e o nível de glicose no sangue fica alto e causa complicações no coração , nas artérias, nos olhos ,nos rins , e nos nervos.
Hoje em dia, mais de 13 milhões de pessoas tem essa doença , e isso vem da má alimentação, hábitos sedentários , ou até mesmo da genética de cada um, ou até mesmo hereditário.
Existem a diabete tipo 1 e 2 .
-A de tipo 1 costuma ser hereditária e surge na infância ou na adolescência, mais também pode ser diagnosticada em adultos. O tratamento é feito por insulina, pois o organismo não produz e também pode ser usados outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
A melhor forma de preveni-la é com alimentação saudável ,pratica de atividades físicas e evitando álcool, tabaco ou drogas.
-O diabetes tipo 2 acontece porque o organismo não aproveita suficientemente a insulina produzida . Suas causas geralmente vem do sedentarismo, sobrepeso, hipertensão , triglicerídeos elevados e hábitos inadequados de alimentação, em geral ocorre em pessoas com mais de quarenta anos.
É estritamente importante acompanhamento médico para tratar o diabete e outros tipos de doenças que aparecem junto com ela. O Diabetes Latente Autoimune do Adulto (Lada), representa uma progressão ruim do diabetes tipo 2 , acontece que o organismo fica autoimune e acaba atacando as células do pâncreas.
Temos também as pré diabéticos , onde os níveis de glicose no sangue estão elevados , mais altos que o normal , mais ainda não é diabetes .
É um sinal de alerta, e pode ser revertido, e com isso pode-se prevenir complicações como ter um infarte.
As mulheres gestação , é recomendado fazer exames de diabetes no pré- natal, para que não tenha nenhum problema para o feto e a mãe.
Os principais sintomas do diabetes são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.