Toda casa que possui jardim, mesmo com jardim pequeno precisa de cuidados especiais, e que merecem ser destacados para deixar sua casa mais bonita e alegre. Em jardim domésticos, o que primeiramente deve ser destacado em dicas de jardinagem é a água, muitos jardins custam em manutenção, ou há excesso ou mesmo falta de água.
Para saber a maneira correta de regar seu jardim e quantas vezes deverá ser regada, você precisa observar alguns pontos; pois algumas plantas exigem mais água do que outras, em alguns lugares chove mais que outros e possuem umidade diferentes. Mas com alguns sinais você consegue determinar a quantidade da rega; para saber se falta água: note se as folhas estão sem brilho, murchas, enroladas ou a terra está ressecada até 5cm abaixo; para saber que há excesso de água: note se há excesso de limo nos vasos, queda das folhas novas ou até mesmo plantas com talos enrugados. Assim você saberá quantas vezes por semana deve acontecer a rega.
1. Cuidados com excesso
Cuidado ao colocar água nos pratos das plantas pois nem sempre ocorre a absorção desta, o que pode ocasionar dengue; e em plantas com folhas peludas molhe somente a terra e outras como samambaias use pulverizador.
2. Luminosidade no Jardim
O segundo cuidado que devemos oferecer na medida certa para planta é a luminosidade; o ideal quando há a escolha das plantas, é saber onde coloca-lá, para se desenvolver melhor a planta precisa de luminosidade semelhante a do seu habitat natural. Pela folha da planta pode-se saber sua necessidade da luz. Para folhas grandes e coloridas, meia-sombra e sombra; sol para folhas pequenas e sem sol e sombra para folhas variegadas; sem sol e muita luz, folhas coriáceas.
Decore!!
Frente de casas com jardins bonitos;
3. Misturas para Jardinagem
Muitos outros cuidados precisamos ter com as plantas em cada estação e poda, porém o mais importante é o solo; não adianta plantas de diversos tipos se não tiver o solo de acordo. Estas são algumas dicas para solo:
1. Mistura orgânica
Para plantas como margarida, azaléia, camélia, flor-de-cera, licuala, gardênia, palmeira-leque, calceolária, cica, lantana, petúnia, entre outras; 1 parte de terra comum, 1 de terra vegetal e 2 de composto orgânico.
– Aprenda como fazer um jardim na laje;
2. Mistura argilosa
Para plantas como copo-de-leite, narciso, papiro, gloxínia, calla, gladíolo, prímula, estrelitzia, bastão-do-imperador, entre outras; 2 partes de terra vegetal, 2 de terra comum e 1 de areia.
3. Mistura para jardinagem arenosa
Para plantas como hortênsia, espada-de-são-jorge, buxinho, caliandra, palmeira-bambu, onze-horas, primavera, hibisco, lírio-da-paz, giesta, entre outras; 1 parte de terra vegetal, 1 de terra comum e 2 de areia.
4. Mistura areno-argilosa
1 parte de areia, 1 de terra vegetal, 1 de orgânico e 1 de terra comum para jardim.
Para mais informações de maneiras corretas de fazer jardinagem ou até mesmo paisagismo, você encontra na internet e em revistas próprias de jardinagem, variedades de dicas e cuidados e até serviços especializados que fazem o trabalho de jardinagem por um preço barato.