A doença de chagas é causada por um inseto conhecido por barbeiro, ele é um parasita que vive em países tropicais, como é o caso de nosso País.
Nós humanos ficamos infectados quando o barbeiro pica e ao coçar suas fezes entram em contato com o ferimento , ocorrendo o contágio da doença
Essa doença tem duas fases, a primeira delas é a aguda, quando a pessoa tem sintomas leves, ou em alguns casos não sentem nenhum sintomas.
Alguns desses sintomas são: fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas, aumento do fígado e no baço, febre prolongada por mais de 7 dias e até dor de cabeça.
Na fase crônica os sintomas são mais acentuados com insuficiência cardíaca e problemas digestivos.
Além da picada do barbeiro, existem outras formas de contágio da doença de chagas:
_ Alimentos que foram contaminados com o parasita
_ Através das fezes do barbeiro
_ Pela transfusão de sangue de pessoas contaminadas
_ Através do parto ou também da gravidez
_ Através do contato de feridas com material de manipulação laboratorial.
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta que a contaminação do parasita Trypanossoma cruzi, ocorre no momento de comprar, preparar, conservar e consumir os alimentos. No Estado, a principal forma de transmissão da doença acontece por meio de consumo de suco de açaí contaminado.
O tratamento da doença deve ser acompanhada por um cardiologista, e quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida do paciente, e alguns medicamentos causam efeitos colaterais, então só se usa por 1 mês no máximo.
Na fase crônica o tratamento é feito mais para melhora dos sintomas da doença e para que não venha se agravar.
Infelizmente não existe vacina para essa doença, por isso em áreas onde se encontram muitos desses insetos os cuidados devem ser redobrados.
A cana de açúcar e o açaí quando for feita a moagem precisam serem lavados e inspecionados para que o barbeiro não seja moído junto.
Também se encontra esses insetos em casas feitas de taipas. Todos aqueles que vivem ou ficaram em lugares onde houve casos, e tiverem febre ou sintomas parecidos com os da doença, devem procurar rapidamente um médico pois existe risco de morte.