Com o aumento da expectativa de vida, a freqüência do AVC isquêmico tende a ?aumentar. A identificação dos fatores de risco para esta doença auxilia na sua ?prevenção efetiva. Alguns destes fatores são passíveis de modificação, enquanto ?outros dependem de uma predisposição genética. Parando de fumar, mantendo a ?pressão arterial controlada, fazendo uma dieta com pouco sal e gordura, perdendo ?peso, fazendo exercícios e check-up regularmente, seguindo as orientações médicas ?e usando corretamente as medicações prescritas podemos contribuir para a ?prevenção do AVe.
Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para o ?AVC. Muitos acreditam que o controle efetivo da hipertensão arterial seja a resposta ?para a redução da taxa de mortalidade do AVC. O risco de AVe isquêmico ?parece estar diretamente relacionado com os níveis de pressão arterial, diminuindo isenta de complicações.
A angioplastia é um método que vem sendo utilizado nos ?últimos anos no tratamento de pacientes com doença de artéria coronária. A ?possibilidade de desobstrução das artérias do cérebro através deste método também ?vem sendo avaliada, em alguns casos selecionados de pacientes com obstrução de ?artérias carótidas e vertebrais.
Vídeo da Prevenção da AVC
Em vídeo o Dr. André Lima detalha como se deve prenevir um derrame no Canal da Cultura:
Aprendeu como prevenir um derrame?