Os exercícios tibetanos são um conjunto de exercícios que foram desenvolvidos pelos monges do Tibete, e auxiliam as pessoas a ter mais saúde, energia e vitalidade para viver uma vida melhor.
Eles foram desenvolvidos para estimular e trazer harmonia aos sete centros de energia de nosso organismo, que são chamados de Chakras, e com isso trazer mais saúde e vitalidade ao nosso corpo. Os Chakras ficam localizados nas seguintes glândulas: reprodutora ou gônadas, pâncreas, supra-renais, timo, pineal ou epífise, e pituitária ou hipófise.
A série de exercícios tibetanos é voltada para o alongamento corporal e para o estimulo glandular. Os exercícios devem ser feitos no início com 3 repetições de cada movimento por vez, e com o passar do tempo devem ser aumentados para até 21 repetições de cada movimento.
E a pratica dos exercícios deve ser feita com muita concentração e respeito ao corpo, e se os exercícios estiverem causando dor você deve parar e ver se não esta executando os movimentos muito rápidos ou de uma forma errada, pois exercícios físicos não devem causar dor.
Série de Exercícios Tibetanos
São 5 exercícios fáceis de serem realizados aí em sua casa, para que você tenha mais saúde e uma vida melhor. Ao realizar os exercícios lembre-se de inspirar e expirar o ar de forma calma e controlada, sempre focando no movimento do abdômen, para que os movimentos sejam bem executados. E o ideal é realizar os exercícios acompanhados de uma música bem calma e relaxante:
Exercício 1:
Em pé e com a coluna ereta, abra os braços até a altura dos ombros, deixe a palma das mãos voltadas para baixo e gire o corpo da esquerda para direita até dar uma volta completa. Depois repita o movimento. Execute os movimentos devagar para que não lhe de tontura;
Exercício 2:
Deite-se de costas no chão e deixe os braços e as pernas estendidos, daí apóie a palma das mãos no chão, leve o queixo ao peito e levante as duas pernas até formar um L com seu corpo. Depois volte a postura inicial e repita o movimento;
Exercício 3:
Fique de joelhos, mantenha o corpo ereto, deixe os braços estendidos e apóie as mãos na parte de trás das coxas, logo abaixo da altura do bumbum; depois incline a cabeça até o queixo tocar o peito. Daí dobre as costas para trás e incline a cabeça no máximo que conseguir, fazendo um movimento de arco com o corpo. Depois volte a posição inicial e repita o movimento;
Exercício 4:
Sente-se no chão mantendo a coluna ereta, as pernas estendidas e os pés separados, deixe as mãos apoiadas no piso ao lado do quadril, apontando para frente. Encoste seu queixo no peito e incline a cabeça para trás; daí dobre os joelhos para frente mantendo os pés firmes no chão, e vá levantando o tronco devagar até ficar em uma posição semelhante a uma mesinha (com o tronco e as coxas paralelas ao chão). Depois volte a posição inicial e repita o movimento;
Exercício 5:
Deite-se de bruços no chão, mantenha os cotovelos flexionados e as palmas das mãos no chão, na altura do busto. Inspirando, contraia os músculos dos glúteos e das pernas, erga o tronco apoiado na palma das mãos e nos dedos dos pés; deixe as pernas e os braços esticados e eleve o quadril, até que sua posição seja semelhante a um V invertido. Tente manter os calcanhares no chão e encostar o queixo no peito. Depois volte a posição inicial devagar e expirando, e repita o movimento.
E você aprendeu como fazer?