Ainda há muita resistência ao consumo de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Graças à sua capacidade de se misturar à comida no processo de digestão e absorver água, elas tornam o bolo fecal mais fácil de ser eliminado. Incrementar a dieta com alimentos fibrosos é uma maneira de manter o organismo protegido contra muitos male.
1. Prevenção de problemas intestinais
As fibras são eficazes para combater a prisão de ventre, gases e até mesmo o câncer de cólon. Controle dos níveis de açúcar: a presença de fibras durante a digestão auxilia na liberação controlada da glicose, o que previne o aparecimento de distúrbios como o diabetes.
2. Aumento da saciedade
Ao entrar em contato com a água, as fibras incham e ganham volume no aparelho digestivo. Além disso, permanecem por mais tempo no estômago, retardando a vontade de comer. Redução do colesterol com alimentos anti-rugas: as fibras têm a capacidade de se ligar às moléculas de gordura, diminuindo sua absorção pelo corpo e evitando a formação de placas gordurosas que entopem as artérias.
3. O que comer que contenha fibras
Farelo de trigo, farinha de trigo integral, cereais matinais e grãos integrais. Vegetais e frutas maduras: beterraba, pêra, morangos, berinjela, maçã, pimentão, leguminosas, brócolis, banana, maçã e pepino. Cereais: aveia, cevada, milho e centeio. Leguminosas: feijões, ervilhas, couve-flor e cenoura.
A ingestão ideal pode ser obtida com cinco ou mais tipos de frutas e vegetais e seis tipos de grãos, entre cereais e leguminosas, em todas as refeições.