O gato é um animal de estimação muito inteligente, que possui um instinto de caçador bem aflorado, e que vive explorando novas aventuras pela casa para se divertir.
E um dos hábitos que todo gato possui é o de arranhar móveis, como o sofá, e também cortinas, que acabam ficando danificadas devido as suas garrafas afiadas.
Porque o gato arranha os móveis
Embora este hábito nos deixe irritados, o gato não arranha os móveis por maldade, mas sim para afiar suas unhas, liberando assim pequenas lascas das garras ao passá-las pelos móveis.
Ao arranhar os móveis o gato também alonga seus músculos, que ficam fortalecidos e prontos para caça.
Outro motivo que leva o gato a arranhar os móveis é a demarcação de território, pois quando ele arranha um objeto, acaba liberando feromônio, que estabelece seu território dentro de um local.
Dicas para evitar que seu gato arranhe os móveis
Por mais chato que seja ver um móvel arranhado, é importante dizer que o gato deve arranhar objetos. E para ajudá-lo devemos colocar objetos e locais específicos para que o gatinho arranhe sem nenhum problema:
Arranhador
E um destes objetos é o arranhador, que é encontrado em pet shops, e que vai manter seu gato bem afastado do sofá da sala. Ao comprar o arranhador é importante escolher o tamanho ideal para seu gato, que é medido de acordo com a altura onde ele mais arranha.
Você pode comprar mais de um arranhador, e deixá-lo em vários cantos pela casa, para que seu gatinho possa se exercitar. E o modelo deve ser atraente ao gato, evitando assim que ele use seu sofá novamente.
Capas e fita dupla-face
E tenha também capas para cobrir seus móveis, já que de vez em quando o gato costuma ter um deslize, e acabará afiando as unhas no local que sempre utilizada.
Ou se preferir utilize fita dupla-face nestes locais, pois o gato não gosta de áreas pegajosas, e deixará seu móvel em paz após tocar na fita.
Conversando com seu gato
E a última dica é dizer não ao gato, e utilizar um borrifador de água sempre que ele for arranhar o móvel. Desta forma ele aprenderá que é errado arranhar aquele local, e utilizará os arranhadores.
Mas nunca grite ou maltrate seu gatinho de estimação, que apenas estará seguindo seus instintos naturais. E todo animalzinho de estimação merece ser tratado com carinho, amor e respeito, que é retribuído sempre aos seus donos.
Aprendeu como evitar que o gato arranhe seus móveis? Comente!