No dia 02 de junho, Keiji Fukuda, diretor geral adjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou que o mundo esta próximo de uma contaminação Global da Gripe A (H1N1). A OMS esta fazendo uma análise, para decidir se vai elevar ou não o nível de alerta, devido a contaminação estar acontecendo local, independente de viagens ao exterior, pessoas estão sendo contaminadas dentro do próprio país, uma pessoa esta transmitindo para outra.
Detectar Gripe A
nunciaram dois novos métodos para detectar o vírus da gripe suína, divulgado pelo instituto de pesquisa alemão Robert Koch. Até dia 2 de junho, a OMS revelou o resultado de infectados pela gripe A (H1N1) 18.965 casos distribuidos por 64 países, com 115 vítimas fatais, deve ter subido esse número.
Brasil e Gripe A
Brasil, hoje dia 04 de junho,até o momento tem 25 casos confirmados pela gripe A (H1N1), e estão sob suspeita 44 casos, Informaram ainda que três crianças estão sendo consideradas suspeitas de ter contraído a doença, confirmada por uma funcionária da creche em Campinas(SP). Outras crianças e funcionários dessa creche estão sendo monitorados.
Desses 25 contaminados no Brasil, 11 casos são de São Paulo, 7 casos no Rio de Janeiro, 4 casos em Santa Catarina, 01 caso em Minas Gerais, 01 no Rio grande dio Sul, e 01 em Tocantins até o momento. Nesta terça-feira dia 02/06, houve a primeira morte pela gripe no Chile, País da América do sul, o Chile é o país que tem o maior número de contaminados na região, são até agora 313 casos confirmados.