Todas as vezes que vamos construir ou reformar um imóvel é muito importante que contratemos primeiro os serviços de um bom arquiteto, que saberá exatamente o que deve ser feito em cada etapa da obra, e poderá nos auxiliar em uma construção segura e sem riscos de acidentes futuros.
Alias, até na hora de comprar um terreno é muito bom contar com a opinião técnica de um bom arquiteto, que pode nos dizer de antemão se o local é ideal para construção de uma casa sem que seja necessário investir muito com sua fundação, e até se todos os documentos para compra estão de acordo com as exigências da prefeitura.
E devido a esta importância, vamos ver um pouco mais sobre as atividades que um arquiteto exerce, e como ele é importante na execução adequada das obras.
A missão do arquiteto
O arquiteto é um profissional formado em nível superior que tem como principais objetivos projetar, planejar e coordenar a construção ou reforma de residências, prédios, apartamentos, praças, áreas de trabalho, escolas, e diversas obras que compõem a estrutura de uma cidade, para trazer melhorias para comunidade como um todo.
Atividades de um arquiteto
Este profissional tem como missão exercer diversas atividades, dentre elas: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, elaboração de projetos, especificações técnicas, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação, dentro das áreas de construção civil, que envolves casas, conjuntos habitacionais, interiores, exteriores, urbanismo, planejamento físico, paisagismo visando o desenvolvimento da região.
Em outras palavras, o arquiteto é o profissional que sabe exatamente o que cada etapa de uma obra precisa para ser concretizada, desde a escolha correta do terreno, a elaboração da planta do imóvel, a infra-estrutura da região (redes de água, luz e esgoto, escolas, postos de saúde, etc.), os cálculos exatos para construção com segurança de toda estrutura, desde a fundação até o término da obra, a instalação elétrica e hidráulica, a pintura, dentre outros, afim de garantir um imóvel feito com muito conforto, e acima de tudo segurança para seus moradores.
Importância do arquiteto na execução das obras
Devido a importância de construir ou reformar com total segurança, o arquiteto acaba se tornando o responsável legal pela execução de uma obra, seja ela qual for (planejamento, reforma ou construção). É ele que poderá determinar, por exemplo, quantos centímetros deve ter uma laje de uma casa para suportar toda força de um dia chuvoso, sem causar riscos aos moradores, e isso, dentre outros fatores, é muito importante para garantir a durabilidade das obras.
Por isso mesmo quando vamos reformar nossa casa, mesmo que sejam apenas alguns retoques na parede, é importante contar com os serviços de um bom arquiteto. Além disso, caso venham a ocorrer acidentes durante ou posteriormente a execução da obra e ela não tenha sido executada por um arquiteto, será o dono do imóvel que deverá responder perante a justiça.
Como contratar os serviços de um bom arquiteto
E para contratar os serviços de um bom arquiteto aí na sua cidade é importante conhecer um pouco mais de seu trabalho, e isso pode ser feito com uma consulta ao seu currículo e também aos seus projetos realizados.
Você também pode realizar uma rápida consulta no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, que tem todas as informações sobre os melhores profissionais em arquitetura aí na sua região.
Aprendeu qual a importância de um bom arquiteto em sua obra?