Uma das formas de deixar toda casa muito elegante é com o uso de pisos de cerâmica e porcelanatos variados, que agregam muita beleza e requinte na decoração, e ainda servem como um ótimo impermeabilizante de superfícies, impedindo que os efeitos da umidade ou do tempo deteriorem a estrutura da casa.
Outra das vantagens de se utilizar cerâmicas nos pisos é sua praticidade de limpeza, já que as cerâmicas e porcelanatos são revestidos com um esmalte especial, que garante proteção e evita o acúmulo de sujeira com facilidade.
Mas para que esta limpeza seja realizada de forma adequada, e que a cerâmica conserve seu brilho e durabilidade por muito mais tempo, são necessários alguns cuidados na hora da limpeza destes revestimentos, e é isso que veremos neste artigo.
O que não usar em porcelanatos
A sujeira, os efeitos do tempo e até a movimentação sobre os pisos vai tornando sua superfície mais porosa e com micro rachaduras, que acabam acumulando mais sujeira com o passar dos anos.
Outro fator que pode agravar o estado de conservação de cerâmicas e porcelanatos é o uso de alguns produtos de limpeza, como água sanitária, ácidos e cloro, que não são recomendados para esta limpeza.
Desinfetantes também não são recomendados para limpeza de pisos frios, pois eles acabam abrindo os poros da superfície do piso, facilitando assim a entrada da sujeira com mais facilidade com o passar do tempo.
Já para quem utiliza álcool a recomendação é que ele seja aplicado apenas para retirar uma mancha casual, pois ele é um solvente que pode transferir pigmentos de outros materiais para o piso, como os do pano utilizado para limpeza, causando assim manchas em sua superfície.
Devem ser evitadas também esponjas ásperas ou de aço, que podem remover o brilho da cerâmica e do porcelanato, além de deixar riscos aparentes em sua superfície.
E para realizar a limpeza eficiente de cerâmicas e porcelanatos basta seguir estas recomendações:
Limpeza do dia a dia
Pode ser feita com uma vassoura de pelo ou aspirador, e depois deve ser passado apenas um pano úmido ao final da limpeza;
Limpeza mais intensa (a cada 15 dias ou mais)
Quando há maior acúmulo de sujeira, além de varrer o piso, pode ser utilizado detergente neutro (existem marcas próprias para limpeza de cerâmicas e porcelanatos, mas pode ser utilizado o detergente de cozinha) diluído em água, que vai ajudar na remoção da sujeira mais impregnada;
Limpeza após uma reforma e limpeza profunda
Em caso de reformas ou uma limpeza mais profunda, que pode ser feita a cada seis meses, pode ser aplicada uma solução de saponáceo cremoso com água, que deve ficar de molho por 10 minutos em cerâmicas e porcelanatos, e depois esfregada de forma suave com a vassoura de pelos. Depois basta retirar o produto com água.
Em caso de dúvidas basta procurar uma empresa especializada na limpeza de pisos de cerâmicas e porcelanatos aí na sua cidade, para que a limpeza seja feita da maneira mais eficaz, evitando assim maiores danos aos pisos de sua casa.