A eletricidade nos ajuda diariamente em diversos momentos, como para acessar a internet, tomar banho ou recarregar o celular, tornando assim nossa vida muito mais fácil e prática.
Ela realmente é muito útil, mas tem horas que precisamos ligar vários aparelhos eletrônicos em nossa casa, mas dispomos apenas de uma única tomada. E nestas ocasiões utilizamos uma extensão, que funciona como um complemento da tomada, e nos permite ligar um ou mais aparelhos em sua extremidade, facilitando assim seu uso.
Mas para que a extensão seja um objeto útil de nosso dia a dia, ela deve ser feita com o uso de fios e cabos adequados, que suportem toda tensão dos aparelhos, sem aquecer ou queimar com o uso.
Etapas para escolha do melhor fio/cabo para fazer extensão
A primeira etapa para escolha do fio ideal de uma extensão é conhecer os dois modelos de cabos mais utilizados para esta finalidade, que são:
• Cabo paralelo e torcido: São fios feitos de cobre e recobertos com uma camada termoplástica de PVC, que garante isolamento ao material, e são recomendados para ligação de pequenos aparelhos, como lustres, abajures, celulares, etc.;
• Cabo PP (Proteção e Proteção): Fios feitos de cobre, e recobertos com duas camadas de proteção, o que garante fios mais resistentes e próprios para equipamentos com tensão mais elevada, como aspiradores de pó, furadeira, máquina de lava-jato, máquinas de solda, etc.
E para saber qual o melhor fio que deve ser utilizado para montar a extensão é necessário saber qual a potência em watts que ela irá suportar quando os equipamentos forem ligados.
Este cálculo é feito com a soma dos watts que cada aparelho consome, e sua média deve ser menor que o valor descrito na extensão (este valor vem descrito na parte de baixo da extensão, e é muito importante para evitar sobrecargas).
Fique ligado na amperagem do equipamento
Outra dica é escolher fios que suportem uma amperagem alta, de acordo com os equipamentos que serão ligados a ela. Isso é importante para evitar o aquecimento dos fios, e também curtos elétricos em sua residência.
Como montar uma extensão de forma adequada
E neste vídeo vocês conferem o passo a passo para montar uma extensão em casa com o uso de um fio PP, e com capacidade de até 10 amperes (que pode ser elevada com o uso de fios de maior amperagem):
Dicas importantes de segurança
Mexer com eletricidade é uma tarefa bem arriscada, e por isso todos os cuidados com o manuseio de fios devem ser tomados, como evitar que ambos fiquem encostados, torcer fios ou cabos, ou mesmo descascar o fio mais do que o apresentado no vídeo.
Isso é importante para evitar o risco de tomar um choque, principalmente com pontas de fios soltas ou fios desencapados, que são muito perigosos.
E em caso de dúvidas o recomendado é consultar os serviços de um bom eletricista, para evitar acidentes ou curtos em equipamentos elétricos em sua resistência.
Aprendeu como fazer uma extensão corretamente?