Quando queremos dar uma melhorada em todo visual decorativo da casa, uma das alternativas mais práticas, e que garante bons resultados é providenciar uma boa pintura, indicada para áreas internas ou externas do imóvel.
A pintura das paredes também é uma opção mais barata, quando comparada a outras soluções decorativas, principalmente quando ela é feita periodicamente, e em paredes que não precisam de grandes reparos.
Mas nesta hora, é bom pesquisar com antecedência qual a tinta ideal para pintar as paredes da casa, já que existem modelos mais indicados para cada ambiente, e que vão apresentar resultados mais duradouros ao longo dos anos.
Dicas para escolher a melhor tinta para parede
E para lhes ajudar nesta tarefa, separamos abaixo algumas dicas que vão lhes ajudar a fazer a melhor escolha das tintas para paredes:
1.Tinta para ambiente externo e interno
Primeiro a escolha da tinta vai depender do ambiente aonde ela será usada, pois existem tintas ideais para ambientes internos da casa, e tintas mais recomendadas para áreas externas.
Nesta linha temos a tinta acrílica, que pode ser usada em diversas superfícies, como reboco, gesso, alvenaria, madeira e concreto, e que pode ser aplicada em ambientes externos ou internos.
2.Tinta látex ou PVA, onde usar?
Em seguida temos as tintas látex, ou tinta PVA, que tem pouca resistência ao sol, e por isso é mais indicada apenas para ambientes internos, ou que não necessitem de manutenção constante.
3.Tinta epóxi, resistente a sol e chuva
Outra tinta indicada para uso em diversas superfícies é a tinta epóxi, uma tinta mais resistente, que oferece boa proteção contra sol e chuva, e que é muito recomendada para uso em cerâmicas e porcelanatos.
4.Tinta a base d’água ou solvente
Além da escolha da tinta, é importante observar se elas são tintas fabricadas a base d’água ou de solvente. As tintas a base d’água possuem cheiro mais ameno, e com isso podem ser aplicadas sem a necessidade de um longo tempo de espera para entrar na casa.
5.Tempo de secagem e durabilidade da tinta
Nestas horas pesquise também preços, tempo de secagem e durabilidade da tinta após aplicada, em lojas de tinta especializadas aí na sua cidade. Observe também os modelos que garantem proteção contra mofo e fungos, principalmente para uso em áreas com bastante umidade.
6.Importante a escolha da cor da tinta
E na hora da escolha da cor, lembre-se que em ambientes expostos ao sol constantemente, a tinta perde seu brilho com mais facilidade, e por isso o ideal é escolher a tinta com uma tonalidade mais forte, para que a cor não fique desbotada com o tempo.
7.Visar as melhores marcas de tintas
Depois é só escolher com cautela as melhores tintas para pintar as paredes de sua casa, que vão ter um visual renovado, de forma charmosa e durável.
Imagens ilustrativas da internet.