Ter seu próprio negócio é um caminho almejado por muitas pessoas, que buscam sua independência financeira, e também a oportunidade de se tornarem empresários de sucesso. Um dos caminhos para realização desta meta de vida é abrir seu próprio negócio, como uma loja por exemplo, que pode vender produtos da atualidade, e também oferecer serviços variados, que ajudam a agregar valor aos produtos oferecidos, e desta maneira cativam a clientela.
E dentre as lojas que se destacam nos dias de hoje temos as lojas de computadores, que são ambientes projetados para oferecer produtos de informática a consumidores de várias classes econômicas, que procuram a cada dia mais se modernizar, principalmente nesta era tão tecnológica em que vivemos. Mas para montar uma loja de computadores é necessário seguir algumas etapas, que separamos nas dicas a seguir:
Organizar o próprio negócio
Assim como tudo na vida, montar uma loja de computadores requer um planejamento adequado, que envolve algumas etapas importantes, dentre elas a pesquisa de mercado, para saber quais os produtos de informática que mais tem saída no mercado, qual o valor a ser investido inicialmente, como calcular a margem de lucro e o capital de giro, como vender produtos, qual o local ideal para montagem da loja, dentre outros.
Muitas destas dicas podem ser dadas por empresas de consultoria, e também pelo SEBRAE, que possui consultores focados em ajudar os micro e pequenos empresários a montarem e gerenciarem seu negócio. Pesquisas em sites, visita a outros empresários do ramo, e também cursos para aprender mais sobre os produtos a venda também são válidos, pois quanto mais informações sobre o novo empreendimento, mais chances de sucesso você terá.
Localização e montagem da loja
Depois é necessário escolher um local adequado para montagem da loja de computadores. Aqui a dica é optar por um centro comercial em sua cidade, que possui maior número de consumidores circulando todos os dias, facilitando assim o movimento em sua loja. Shoppings e galerias também são uma boa opção, e possuem espaços adequados para lojas de informática, e outras.
A loja deve possuir um espaço para exposição de produtos e um balcão de atendimento. Em alguns casos um espaço ao fundo para manutenção de computadores também é fundamental, e muito procurado pelos consumidores.
Documentação para montar uma loja de computadores
Outro ponto importante é a documentação obrigatória para montar uma loja (e empresas em geral). Esta documentação inclui taxas municipais e estaduais, pagamento de impostos, emissão de notas fiscais, dentre outros. Esta documentação é feita por um contador, que é contratado para abertura de firma, elaboração de todos os documentos, e também para acompanhamento financeiro da loja, algo fundamental para que a loja esteja em dia com todos os impostos e taxas obrigatórias.
Estoque de produtos
Os produtos de uma loja de computadores possuem a vantagem de vida longa, e por isso podem ser armazenados por um prazo maior. Porém, a um detalhe importante na montagem do estoque, que é a atualização muito rápida que o setor de informática possui.
Por isso o recomendado é possuir itens básicos em quantidade maior, como mouses, teclados, fones de ouvido e cabos, enquanto que outros itens, como processadores, memórias e placas mãe devem ser comprados em pouca quantidade, ou sob encomenda.
Já a compra destes produtos para loja de computadores é feita de duas maneiras, uma é diretamente com o fabricante, e a outra é através de distribuidoras autorizadas. Ambos os casos possuem entrega em todo Brasil, mas alguns produtos só são vendidos a preço de fábrica em grandes quantidades, por isso a pesquisa de mercado é importante.
Segurança da loja
Como os produtos para computadores têm uma grande procura, é fundamental investir em um sistema de segurança para loja, que deve ser montado por empresas especializadas. Os produtos também devem ficar protegidos, para evitar furtos repentinos, e o pagamento de seguro da loja também é bastante recomendado.
Conhecimento do ramo de negócios
Por último é importante conhecer os produtos de sua loja de computadores, para realizar a venda certa para cada consumidor, e com isso ter um cliente que sempre voltará na sua loja. Também é bom realizar promoções de produtos, reduzindo a margem de lucros iniciais, fazendo assim com que os clientes visitem e comprem em sua loja. Propaganda local também é importante para divulgação de sua loja na região.
E se possível invista em um site, que vai mostrar um pouco mais de sua loja de computadores para consumidores mais antenados, e que podem até comprar produtos pelo site, aumentando assim o volume de vendas.