Visando mais segurança nas instalações e utilização dos equipamentos elétricos brasileiros, os novos modelos de plugue das tomadas brasileiras agora seguem uma norma de padronização, a norma ABNT NBR 14136. A norma 14136 veio para unificar todos os tipos de tomadas em uso no Brasil, para facilitar o uso dos aparelhos eletroeletrônicos deixando um modelo padrão de encaixe das tomadas e plugues, e evitar assim os riscos decorrentes de choque elétrico sofridos no manuseio e conexão dos aparelhos nas tomadas.
A idealização da padronização, que é pioneira no Brasil, também tem a finalidade de evitar que aparelhos sejam conectados em redes com carga maior que o aparelho possa suportar.
Como funciona esta nova tomada
Nestes novos modelos de tomadas os contatos ficam recuados, e a caixa de encaixe é mais profunda, o que evita que o usuário leve um choque ao encaixar o soquete na tomada, e auxiliar na conexão do soquete em lugares de difícil acesso, devido ao encaixe padronizado e mais profundo das tomadas nas paredes.
Há ainda os aparelhos que utilizam o fio terra, que fica sendo agora o plugue do meio dos novos modelos. Este plugue é utilizado por aparelhos que necessitam de um aterramento maior de voltagem, como um computador ou o chuveiro elétrico.
Amperagem da nova tomada brasileira
Estarão disponíveis no mercado dois modelos de plugues e tomadas, que podem ser para 10A ou para 20A. A diferença fica por conta do diâmetro de encaixe, que nas novas tomada tomadas brasileiras de 20A fica maior, e os aparelhos com soquete de 10A poderão ser encaixados em tomadas com capacidade para 20A, mas o contrário não poderá ser feito, evitando assim que haja sobrecarga dos aparelhos colocados em tomadas indevidas.
– Aprenda como fazer instação elétrica aparente;
Início do novo padrão de tomadas
Dia 1 de Julho todas as lojas deverão vender aparelhos apenas com o novo padrão de tomadas brasileiro. A partir desta sexta-feira dia 1 de Julho todas as lojas serão obrigadas a vender apenas aparelhos com o novo modelo padronizado das tomadas. E em diversas lojas o consumidor também poderá encontrar os adaptadores para estes novos modelos de aparelhos disponíveis a venda.
Nas casas construídas há mais tempo as tomadas ainda são do modelo antigo, e podem ser trocadas conforme a necessidade, já as novas construções devem seguir o padrão das novas tomadas brasileiras e ter instalados os novos modelos de soquetes já para este novo modelo de tomadas.