Muito tem se falado como se prevenir dessa doença, mas não é mencionado o que deve ser feito se contrai-la e os cuidados de como tratá-la em casa, abaixo estão algumas dicas:
Se os sintomas for considerados leves a moderado, o paciente deve se isolar em um quarto fechado, mantendo a janela aberta para ter ventilação no ambiente, limpar a maçaneta com frequência utilizando álcool 70% ou água sanitária, inclusive se houver apenas um banheiro na casa desinfectar com água sanitária, utilizando luva e mascara toda vez que o paciente for utilizar.
Se começar a ter febre acima de 38°C fique atento pode ser indício da doença, o que pode ser tomado para abaixar a febre é paracetamol. Mas caso houver tosse intensa e desconforto para respirar, procure orientação médica imediatamente.
Hidrate-se, porque o vírus acomoda-se mais rápido na garganta seca.
Faça gargarejos com água em temperatura ambiente.
Desinfete qualquer lugar ou coisa que for mexer ou usar , para que não contamine pessoas próximas à você.
Muito repouso, não saia de casa , nem mesmo se estiver sentindo melhor, porque o organismo permanece infectado durante 14 dias, e nesse período o afastamento social e o repouso é essencial para não haver contágio.
Não entre em contato físico ou fique no mesmo ambiente com pessoas idosas ou com problemas de saúde, se não houver jeito, use máscaras , luvas , óculos, roupas de manga e calças comprida, amarre bem os cabelos e outros cuidados pessoais. Descarte todo o lixo que usar em recipiente separado, quando tossir ou espirrar proteja a boca com um lenço.
Peça a seus amigos e familiares que deixem o necessário do lado de fora da sua porta, sempre evitando o contato, higienize as embalagens e a casa e evite produtos com cheiro forte para não provocar alergias.
Algumas coisas o infectado tem que ter em casa:
-Lenços de papel descartáveis
-Paracetamol para febre
-Limão, própolis (sem álcool) e mel
-Tenha em casa muitas frutas, legumes e proteínas a disposição, a falta de apetite é muito comum nesse caso, procure manter-se alimentado
-Beba muita agua, suco e chás de sua preferência, inclua em sua dieta vitaminas C e D com indicação médica.
Como é orientado pelo Ministério da Saúde, se a febre aumentar aumentar acima dos 39°C e não conseguir controlar ou se tiver dificuldade respiratória , contate profissionais da saúde de sua cidade, se dirija ao hospital se for preciso.
Manter a calma é essencial nessa hora, tome esses cuidados e tenha certeza que tudo vai dar certo.
O Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre a necessidade de procurar o pronto atendimento pelo telefone 136