Tanto o carvão ativado quanto ao carvão de churrasqueira são do tipo vegetal
Nos hospitais o carvão ativado é usado para desintoxicar o organismo. Mas tem sido usado de maneira errada como forma de detox do organismo.
A diferença entre o carvão ativado e o de churrasqueira esta na matéria-prima e tamanho da partícula. O carvão ativado é obtido pela queima da cortiça, de lascas de madeira, fica poroso e vira pó. O carvão da churrasqueira proveniente da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo triturado ele não vira pó.
A porosidade do carvão ativado tem um aspecto de esponja, principalmente se olhado através de um microscópio.
A alta capacidade de absorção, faz com que o carvão ativado trate casos de intoxicação. Quando alguém chega num pronto atendimento ou hospital por intoxicação por produtos químicos ou veneno, os médicos usam uma boa concentração de carvão ativado direto no estômago, através de sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Ele absorve o conteúdo tóxico.
Em filtros de água o carvão ativado é usado para retirar partículas de impureza, mas não absorve a água.
A pouco tempo atrás no Estados Unidos começaram a usar o carvão ativado como detox, batiam no liquidificador com suco ou mesmo o ingeriam diariamente em forma de comprimidos. Mas ainda não existe comprovação cientifica que aprove tal conduta. Visto que, ele pode acabar absorvendo nutrientes e medicamentos caso faça uso de algum, como também quando usado em grande quantidade pode provocar constipação intestinal.
Carvão ativado é usado também como matéria-prima na indústria de cosméticos, em pasta de dente e outros.
Você que tem um animal de estimação em casa e percebe que o bichinho ingeriu algumas substância tóxica, desde que não seja corrosiva, pode dar carvão ativado, mas deve ser oferecido ao animal em até 30 minutos depois da ingestão do produto, nesse período o organismo ainda não absorveu o veneno. Mas não tente dar o carvão ao animal se ele estiver inconsciente, pois poderá asfixia-lo e não deixe de levá-lo ao veterinário logo em seguida, só o profissional poderá avaliar as condições do seu animal e se vai ser preciso entrar com outros procedimentos.
Mas apesar de suas várias utilidades, ele também tem contraindicações:
- Gestantes;
- Amamentação;
- Crianças;
- Hipersensibilidade de alguns componentes;
- Obstrução intestinal;
- Problemas gastrointestinais;
- Cirurgia de intestino;
- Pessoas que ingeriram substâncias corrosivas.