A colelitíase, mais conhecida como pedra na vesícula ou cálculos biliares. Os cálculos biliares afetam mais as pessoas do sexo feminino por questões hormonais, principalmente mulheres com mais de 40 anos, que tiveram muitos filhos e estão acima do peso.
Como identificar pedra na vesícula
– Os principais sintomas são náuseas, vômitos e dor abdominal, a chamada “cólica biliar” (que se inicia na região da “boca do estômago” e migra para o lado direito do abdome).
– Muitas pessoas também sentem dores nas costas e a dor pode se desencadear após uma refeição muito gordurosa. Em alguns casos, o mal-estar pode aparecer associado também à febre.
– Há também pacientes assintomáticos, que possuem os cálculos sem manifestar qualquer incômodo. Nesse caso, o diagnóstico é feito por exames de rotina
Tratamento do cálculos biliares
– É cirúrgico e consiste na retirada da vesícula biliar.
– A intervenção cirúrgica é indicada mesmo nos casos assintomáticos, pois a primeira manifestação da doença pode aparecer de forma grave e repentina, através de uma infecção da vesícula ou uma pancreatite aguda, podendo levar à morte.
Para evitar a formação dos cálculos:
– Pratique atividades físicas; Não fume; Tenha uma alimentação rica em fibras e frutas; Evite a ingestão de alimentos gordurosos; Mantenha o peso normal.
tive uma crise de visicula e 2010 e uma em 2011 estou morrendo de medo de operar o que eu fç