Entenda o porque pode-se usar dois tipos de anestésicos na mesma operação! A idéia de se associarem duas anestesias vem desde o começo deste século, quando foi proposta a associação das anestesias geral e de condução tperidural), para abolir não apenas a consciência, no caso da geral, mas sobretudo bloquear completamente os impulsos nervosos vindos da região traumatizada (operada).
Através do sistema nervoso central, a anestesia geral apenas atenua os impulsos periféricos. A ausência de sensibilidade não quer dizer que são bloqueados todos os reflexos locais que podem ser desencadeados durante a estimulação. Esses estímulos vão chegando ao sistema nervoso central e, apesar de não serem interpretados como estímulos dolorosos, tais reflexos continuam existindo. Em função da estimulação cirúrgica pode acontecer, por exemplo, o aumento da freqüência cardíaca ou a hiperatividade de uma série de hormônios.
A capacidade das anestesia peridural e raqui de abolirem esses reflexos é bem maior que a da anestesia geral. E a associação das duas anestesias acaba permitindo um equilíbrio maior das diversas funções orgânicas. Outra vantagem da associação é que, terminada a operação, o anestésico local injetado na peridural continua agindo, atenuando a dor nas primeiras horas de pós-operatório.
Gostou deste artigo sobre anestésicos?!