Com o crescimento das cidades, hoje em dia é praticamente inevitável morar em um local onde existam barulhos vindos da rua, e que em muitas vezes atrapalham nossa noite de sono. E isso parece que se agrava mais para quem mora em apartamentos.
Mas existem muitas formas de amenizar todos estes ruídos em sua casa, sem que seja preciso fazer uma grande reforma. Algumas delas são mais baratas, como o uso de borrachas de vedação, enquanto que outras são bem mais salgadas, como é o caso das janelas anti-ruído.
Proteger sua casa dos ruídos externos
E para lhe ajudar nesta tarefa de amenizar os ruídos e sons altos que vem diretamente da rua, separamos abaixo algumas dicas muito úteis e práticas:
Para ajudar a diminuir os ruídos externos em sua casa você pode utilizar borrachas nas portas e vãos de janelas, que amenizam a entrada do som. E as paredes podem ser revestidas com tecido, ou mesmo um forro de gesso acartonado, que garante uma boa diminuição do barulho vindo de fora.
Mantas acústicas no piso e forro
Já aqueles ruídos vindos de apartamentos vizinhos ou mesmo do seu apartamento podem ser suavizados com mantas acústicas no piso e forros acústicos, que evitam a propagação do barulho de passos, por exemplo.
Janela anti-ruído
Outra solução para diminuir o barulho externo é com o uso das janelas anti-ruído, que são fabricadas com vidros duplos, triplos e até quádruplos, em uma estrutura a prova de som, que garante uma média de até 70% na diminuição do som externo. Saiba mais sobre as janelas anti-ruído neste artigo: Janela de Correr Anti-ruído.
Anti-ruído nos cantos da casa
Caso seu orçamento não seja tão alto, você pode utilizar algumas destas dicas apenas nos cantos onde o barulho é mais intenso, ou mesmo nos quartos, para garantir uma noite de sono mais tranquila para todos.
E vale sempre a dica do bom senso e o diálogo amistoso, principalmente para quem mora em apartamentos, onde o som acaba se propagando pelas paredes mesmo em volume menor.