Aprenda em que situação é necessário acoplar um marcapasso ao coração? É ?necessária a troca periódica? Que problemas os portadores de ?marcapasso enfrentam no seu dia-a-dia? Existe o perigo de o marcapasso ?parar de funcionar? O marcapasso é um instrumento utilizado para manter o batimento cardíaco. Sua ?implantação é indicada quando há uma diminuição importante dos batimentos do ?coração, provocado por doença do sistema condutor do estímulo elétrico. A cirurgia ?é relativamente simples e é feita com anestesia local. Como exemplo, podemos ?citar o bloqueio átrio-ventricular total, que impossibilita a passagem do estímulo elétrico dos átrios para os ventrículos, levando a uma queda muito importante dos batimentos cardíacos.
o gerador, ou seja, a pilha que fornece energia para funcionamento do marcapasso, deve ser verificado periodicamente, para se avaliar a quantidade de carga nele existente e providenciar a troca sempre que necessária. A vida média de um gerador de marcapasso é de cerca de 7 anos. Caso ocorra a interrupção do funcionamento do marcapasso em uma pessoa que dependa totalmente do instrumento para manter os batimentos cardíacos, haverá uma parada cardíaca, provocando a morte.
Os portadores de marcapassos modernos podem levar uma vida praticamente normal. Entretanto, alguns marcapassos podem sofrer influência de campos magnéticos, como, por exemplo, do chuveiro elétrico e forno de microondas. Portanto, orienta-se tomar alguns cuidados nesse sentido e estar atento às recomendações existentes em determinados equipamentos que possam provocar alterações no marcapasso.
Agora você ficou sabendo quando é preciso usar um marcapasso, porém procure um Médico!