O grande problema dos sintomas da AIDS é que eles são parecidos no primeiro estágio aos sintomas de uma gripe comum. Os sintomas da Aids tendem a aparecer logo depois da transmissão do virus e alguns deles são febre alta, dores musculares e articulares, dor de garganta, vermelhidão no corpo, e perda de peso. E estes tendem a desaparecer espontaneamente aproximadamente 14 dias após a sua manifestação.
Apesar de não ser comprovado cientificamente acredita-se que as pessoas recém-infectadas sejam potenciais transmissoras do HIV dentro de 2 a 4 dias após a contração. O HIV enfraquece o organismo da pessoa infectada atacando certos linfócitos, que são os defensores naturais do corpo.
– 6 sintomas do hipotireoidismo;
1. Sintomas da AIDS
É impossível dizer que existam sintomas diretamente relacionados ao vírus da Aids. Os sintomas apresentados são os das doenças chamadas oportunistas que aproveitam do organismo enfraquecido para se instalarem. Alguns exemplos dessas doenças seriam a tuberculose, pneumonia, sarcoma de Kaposi e entre outras.
Entretanto existem sinais do desenvolvimento da Aids. Entre os mais comuns estão:
– Emagrecimento rápido, com perda de mais de 10% do peso corporal;
– Diarréia prolongada;
– Febre persistente;
– Suores noturnos e cansaço;
– Manchas avermelhadas pelo corpo.
2. Tempo de apresentação
O tempo para a apresentação dos sintomas varia de um soropositivo para o outro. Alguns passam mais de anos sem saber que estão infectados pelo vírus devido a falta do aparecimento dos sintomas e tem também o caso de alguns infectados que não chegam a desenvolver a doença.