Uma das piores formas de vandalismo urbano é a pichação, que consiste no ato de escrever ou rabiscar muros, paredes, portões, edifícios, placas, e edificações em geral, com o uso de tintas spray e outras, com frases ofensivas, protestos ou mensagens, danificando assim o patrimônio público ou privado.
O ato de pichar é considerado como vandalismo e crime ambiental, e gera punições previstas no código penal brasileiro.
E em muitas vezes para remover os rabiscos causados pela pichação, o dono do imóvel precisa realizar uma nova pintura, que demanda um gasto financeiro elevado que poderia ser usado em prol de outras atividades, muitas até voltadas para projetos sociais.
A tinta antipichação
Mas felizmente uma nova alternativa para resolver este problema de pichação foi lançada no mercado há pouco tempo, e já vem demonstrando ótimos resultados.
Esta alternativa é a tinta antipichação, que foi desenvolvida aqui no Brasil pelas mãos de Francisco Lira e Ildebrando Santos, e possui propriedades químicas que criam uma película protetora sobre a superfície onde é aplicada, impedindo assim a aderência das tintas utilizadas para pichação.
Com isso as tintas usadas para pichação não secam, e podem ser limpas no dia seguinte ao ato de vandalismo, com o uso de água e sabão neutro, sem deixar marcas ou danos ao imóvel.
Vantagens da tinta antipichação
E neste vídeo vocês conferem um pouco mais sobre a tinta antipichação, suas principais características e seus benefícios em longo prazo que trazem para toda população:
Pichação é diferente de grafitagem
Mas é importante ressaltar que a pichação é diferente da grafitagem, uma arte urbana aonde o artista grafiteiro elabora desenhos que expressam um pouco do seu cotidiano, transformando assim os muros e paredes em sua tela de pintura.
E a arte do grafite vem sendo muito valorizada no cenário nacional e internacional, e já está sendo levada para dentro dos imóveis, com artistas criando estilos decorativos modernos e criativos, que estão sendo incorporados em projetos pelo mundo afora.