A madeira é um material muito versátil, que é empregada para construção de estruturas e móveis variados, tanto para uso interno como externo. Como exemplo temos cadeiras e mesas, que podem fazer parte de nossa sala de jantar, e também decks e vigas de sustentação, que ficam no quintal ou mesmo na varanda de nossas casas.
Mas para que cada um destes itens tenha maior durabilidade é importante que sobre as peças de madeira seja aplicado verniz ou stain, que tem como principais características proteger a madeira ao longo dos anos, e também dar um acabamento especial para cada peça.
O uso destes produtos é recomendado em especial para madeira que fica exposta aos efeitos do tempo, e que desta forma acaba sofrendo mais desgaste do que aquela utilizada nos móveis dentro de casa.
Por isso é importante conhecer as características de cada produto, e ver qual a melhor forma de aplicar cada um deles na madeira, para garantir a proteção e durabilidade ideal aí em sua casa.
Diferença entre verniz e impregnante stain
1. Verniz
O verniz é uma película de acabamento, que é muito utilizada para proteger diversas superfícies e dentre elas a madeira, contra os efeitos de exposição ao tempo e também para garantir brilho à peça. Ele é vendido em várias marcas, e possui modelos que repelem a água, e ainda são resistentes aos raios solares e fungos.
Quando o verniz é aplicado na madeira, forma sobre ela uma película protetora, que recobre os poros e consegue realçar os veios naturais da madeira.
2. Stain
Já o stain é um impregnante utilizado exclusivamente para proteção de objetos feitos com madeira, e que garante maior durabilidade e longevidade a madeira.
Sua aplicação forma uma película muito mais fina do que o verniz, que não racha e nem fica com bolhas durante sua utilização. E sua estrutura penetra de forma mais eficiente nos poros da madeira, o que ajuda a realçar o visual da peça, independente de sua coloração natural.
E devido a estas características o stain protege a madeira de forma mais eficiente e duradoura contra os raios do sol, umidade e o aparecimento de fungos.
Aplicação de verniz ou stain para proteger madeiras
Procedimentos para aplicar o verniz:
1. Lixar bem a madeira
Para aplicar o verniz ou stain em superfícies de madeira, o primeiro passo é lixar a madeira para retirada de farpas ou tintas gastas, e limpar em seguida. Com a peça limpa basta aplicar o verniz ou stain conforme as instruções do fabricante, que vêm descritas na embalagem do produto.
– Aprenda como lixar a madeira antes de pintar;
2. Use o sentido dos veios
Esta aplicação deve ser feita no sentido dos veios da madeira, e deve ser respeitado o tempo de secagem para aplicação de outras demãos do produto. Vale lembrar que este tempo pode chegar a 24 horas, dependendo das especificações do produto.
3. Respeite os tempos de secagem
Caso a madeira vá receber camadas de tinta, esta deve ser aplicada antes do verniz ou stain, respeitando-se os tempos de secagem e instruções de aplicação do fabricante, para somente depois você aplicar o verniz ou stain protetor.
4. Duração do verniz
E vale lembrar que o produto deve ser reaplicado em um prazo médio entre 1 a 2 anos, de acordo com a exposição da madeira ao sol, umidade e outras intempéries.