Após um período de quase dois anos, a prefeitura de São Paulo anunciou que a campanha de vacinação anti-rábica deste ano será adiantada.
A campanha de vacinação para cães e gatos sempre é feita durante o mês de agosto, mas devido a um problema ocorrido no ano passado com as vacinas, a campanha do ano passado não pode ser realizada.
Com isso milhares de cães e gatos ficaram sem tomar a dose da vacina, que os deixa protegidos contra uma doença muito grave chamada raiva. Esta doença é causada por um vírus, que pode afetar tanto os animais como seus donos.
A raiva nos animais e no ser humano
Este vírus se multiplica e vai subindo até percorrer todo o sistema nervoso central, ele também se espalha pelas glândulas salivares, e com isso o animal começa a ter aquela espuma pela boca, causada pela doença. Com o avanço do quadro o vírus chega ao cérebro, onde causa a morte dos animais.
O período de encubação e manifestação nos animais dura pouco tempo, e se neste período ocorrer o contato da saliva deles em feridas, arranhões ou através de mordidas no ser humano, ele poderá ser contaminado com o vírus da raiva.
E nas pessoas o período de encubação da doença pode ser entre 2 a 10 semanas após o ocorrido, mas também pode levar anos para o aparecimento dos sintomas. E entre os sintomas que podem acontecer estão febre, dor de cabeça, mal estar, anorexia e dor de garganta, entre outros.
Quando ocorrer o contato com um animal raivoso, a pessoa deve se dirigir imediatamente para um pronto socorro para tomar remédios preventivos que evitam a manifestação da doença.
Período de vacinação nos animais
E para prevenir que os milhares de animais que moram na cidade de São Paulo, e em várias outras cidades pelo estado, começa a partir desta sexta feira uma intensa campanha de vacinação anti-rábica.
Algumas cidades, como Sorocaba, já começam a campanha nesta semana, enquanto que na cidade de São Paulo esta prevista para começar a vacinação dia 21 de maio.
A campanha se estenderá até o inicio do mês de junho, durante todos os finais de semana, em postos espalhados por toda cidade, sempre no período entre as 9h até às 17h. E durante a semana a vacina poderá ser encontrada nos canis municipais no mesmo horário.
E os animais podem ser vacinados a partir de 60 dias após seu nascimento, e mesmo cadelas e gatas que estejam esperando filhotes ou em período de amamentação podem receber a vacina, que deve ser dada uma vez por ano.