Está na dúvida se vale a pena comprar algo? Ultimamente ir as compras tem se tornado algo cada vez mais comum, devido a várias promoções que as lojas têm realizado, e as opções de pagamento que acabam sendo um atrativo a mais na hora das compras.
Mas vale sempre o alerta, cuidado para não comprar produtos desnecessários só pelo impulso de comprar; e cuidado para não comprometer seu orçamento mensal apenas pelo simples fato de ter algum produto ou objeto.
Supérfluo ou Necessário?
E antes de ir às compras devemos sempre fazer uma pergunta: Este item é supérfluo ou é necessário para mim?
Supérfluos são itens que compramos apenas pelo impulso da moda, ou pelo simples fato de estar em uma liquidação, mas que ao final, usaremos muito pouco ou talvez nem usemos mesmo.
– Aprenda como montar uma lista de compras;
Já itens necessários são aqueles que itens que usamos com frequência em nosso dia a dia. Por exemplo, temos que nos vestir, nos alimentar, cuidar da higiene corporal, etc.
Economizando na hora das compras
Nem sempre é fácil manter somente a escolha pelo necessário, e é claro que temos vezes que compramos itens para nossa satisfação pessoal e para realização de um sonho de consumo. E isso não é errado, mas é necessário, antes de ir às compras, seguir algumas dicas:
• Pesquise sobre o produto antes de comprar: Para cada compra é necessário pesquisar qual a melhor marca, quais as vantagens dos modelos escolhidos, qual produto lhe dará um melhor custo x beneficio, entre outras características;
• Pesquise preços e condições de pagamento: É sempre melhor comprar a vista, e em muitos casos esta opção dá descontos ao consumidor. Mas há alguns casos em que o parcelamento acaba sendo mais vantajoso. Nestas horas procure realizar poucas parcelas, e projete seu orçamento com base nestas parcelas, para prever possíveis gastos futuros, que já estão fixos com seu orçamento mensal;
• Realizando um sonho de consumo: Claro que em determinados momentos queremos ter um produto que sempre sonhamos. E nestas horas devemos esquecer o primeiro impulso as compras, e realizar pesquisa de mercado para comprar com segurança aquele tão sonhado objeto, mas sem o risco de estourar o orçamento ou mesmo se endividar por um tempo muito longo;
• Evite as compras de última hora: Geralmente isso ocorre muito em épocas festivas do ano; e é nesta época que os preços tendem a se elevar. Para evitar isso planeje suas compras com antecedência, e pesquise bastante os preços em vários locais, para não comprar os mais caros da temporada.
Seguindo algumas destas dicas, é possível ir às compras com sabedoria evitando os exageros.