Os ventiladores de teto são um boa solução para quem quer economizar na conta de energia, pois ele consome menos energia que o ar-condicionado. Além de ser uma solução confiável e mais em conta para o seu bolso. Mas o consumidor deve ficar atento, na hora de escolher o ventilador de teto o mesmo deve conter a etiqueta do Inmetro no produto estando de acordo com as normas de segurança.
Desde o dia 1 de agosto de 2008 foram proibidas a fabricação e importação de ventiladores de teto sem a etiqueta do Inmetro, ainda é possível encontrar no mercado produtos sem a etiquetagem do Inmetro. Para não haver dor de cabeça, o melhor a se fazer é levar para casa um ventilador com a etiqueta do Inmetro e bem ranqueado na avaliação de desempenho que o próprio Inmetro faz.
Conselhos do Inmetro para instalação e uso
Um dos dos maiores medo dos consumidores é das pás dos ventiladores de teto acabem caindo e machucando alguém. Isso depende da instalação, se a instalação do ventilador for bem feita, isso não acontece.
Quando o ventilador começa a balançar isso significa que desalinhou as pás. Outra dica importante fica por conta da altura do teto.
1. Altura ideal do ventilador
O ideal é que os ventiladores não estejam as alturas dos braços, pode-se ter uma noção quando a pessoa levanta os braços, se o ventilador estiver nessa altura é aconselhável não colocar o ventilador de teto, pois se uma pessoa está trocando de roupa, a roupa pode acabar enroscando nas pás.
A altura mínima para a instalação de teto é de 2.3m
2. Quantidade de pás
A quantidade de pás não influenciam na potência do ventilador, o que influencia é a potência e a aerodinâmica, que são atestadas pelo Inmetro.
O importante é que a influência A esteja presente nos aparelhos.
3. Modos de uso
Os ventiladores de teto podem ser usados tanto na ventilação e na exaustão. O uso do ventilador na exaustão gera um vento mais espalhado pelo ambiente e dependendo do modelo de ventilador de teto o mesmo pode chegar a espalhar o vento em ambientes de 4m2 à 20m2.
O uso do ventilador na ventilação gera um vento mais concentrado para baixo do mesmo. Para uma noite de sono tranquila é aconselhavel é usar o ventilador na exaustão. Os ventiladores de teto pode passar da ventilação para exaustão sem precisar ser desligado.
– Aprenda como instalar um ventilador de teto;
4. Limpeza e barulho do ventilador de teto
Se o ventilador de teto é de boa qualidade e tenha sido instalado corretamente o mesmo não fará barulho e com a limpeza do ventilador adequada.
Para ambientes muito silenciosos são recomendados ventiladores com mais pás e com menor velocidade de rotação das pás.
Já escolheu seu novo modelo de ventilador de teto?